Uncategorized

CETIP e seu objetivo

Quais são as suas principais funções?

A Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos Privados possui uma estrutura de autorregulação que supervisiona e fiscaliza as operações, o mercado e suas próprias atividades, a fim de atestar se o que ocorre em seu ambiente está de acordo com as normas.

E, para contribuir para o funcionamento correto do mercado financeiro, a empresa possui diversas funções. Entre as principais, podemos destacar:

  • realizar a custódia escritural de títulos, ativos e contratos;
  • registrar todas as operações financeiras que acontecem no mercado;
  • disponibilizar uma plataforma online que possibilite a realização de operações e negociações em tempo real.

Objetivo da CETIP

O objetivo principal da CETIP é garantir que os títulos ativos e privados sejam negociados com eficiência, rapidez e segurança, afinal, todas as operações financeiras são centralizadas nela.

Por exemplo, ao realizar um DOC entre uma conta e outra, a empresa responsável pela operação é a CETIP. É ela que garante que o dinheiro seja direcionado ao destino com segurança.

É importante ressaltar que a CETIP é fiscalizada pelo Banco Central e todas as atividades são reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Quais são os títulos trabalhados pela CETIP?

Desde o início do seu funcionamento, a Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos Privados se estabeleceu como uma central depositária. 

A companhia oferece serviços de registro, liquidação e negociação de títulos e ativos, sobretudo de renda fixa.

Entre os títulos que atribuídos à CETIP, estão:

Além dos títulos mencionados acima, a empresa também trabalha com outros ativos financeiros que não fazem parte da renda fixa, como:

  • Cotas de Fundo;
  • Derivativos de Balcão;
  • COE (Certificados de Operações Estruturadas).

Em relação ao COE, por exemplo, depois da emissão, a CETIP deve fazer o registro para que o investimento seja mais seguro.

Isso porque uma das principais funções da companhia é assegurar que as instituições bancárias apresentem, de forma totalmente segura, diferentes cenários e opções de retorno relacionados ao certificados.

Qual a relação da CETIP com a taxa CDI?

Além de saber o que é CETIP, é importante que você entenda qual é a relação dela com a taxa CDI (Certificados de Depósitos Interbancários).

Para melhor compreensão, vamos a um exemplo:

Em um banco, inúmeros depósitos, recebimentos de pagamentos, transferências e saques são efetuados todos os dias.

Com isso, nem sempre o expediente é encerrado com o saldo positivo. No entanto, o Banco Central obriga todas as instituições bancárias a fechar o dia “no verde”.

Quando o banco percebe que o saldo será negativo, ele recorre a outras instituições bancárias para conseguir atender a determinação do Banco Central. Ou seja, pega o valor necessário emprestado.

Este processo é realizado por meio dos Certificados de Depósito Interbancários (CDI), usados somente pelos bancos.

Tratam-se de empréstimos de curto prazo, como de um dia para o outro.

Sendo assim, a taxa DI é a base para os juros que devem ser pagos entre as instituições. E, como a CETIP é responsável por todas as transações, ela divulga o valor do CDI.

Por esse motivo, é comum que a rentabilidade de algumas aplicações financeiras seja calculada por meio do CDI.

Existem investimentos que rendem menos que o CDI, como a poupança, e outros que rendem acima de 100%.

Qual é a garantia dos investimentos na CETIP?

Por fim, a Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos Privados oferece o CETIP Certifica, um selo que oferece mais transparência e segurança aos investidores sobre suas aplicações.

Ele funciona como um certificado que valida um investimento indicando que ele possui registro, em seu nome e CPF (ou CNPJ), na CETIP.

Para obtê-lo, é preciso efetuar um cadastro no CETIP Certifica. Com isso, é possível gerar certificados para os principais títulos registrados pela companhia, como:

  • Renda fixa;
  • Derivativos;
  • Fundos de Investimento;

É importante destacar que, no momento de investir, é fundamental atentar-se ao selo CETIP Certifica, que pode ser consultado no próprio site da CETIP.

Ao tomar esse cuidado, você tem a garantia de que está realizando investimentos com mais segurança.

Como você pode perceber, saber o que é a CETIP é fundamental para quem deseja investir, pois trata-se de uma companhia essencial para o funcionamento mercado financeiro brasileiro.

Por meio dela, todos os dias milhões de transações de pessoas e empresas são executadas de forma ágil e segura.

Além disso, você investe seu dinheiro sabendo que pode contar com o auxílio da Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos Privados para realizar boas aplicações.

Portanto, chegou a hora de parar de perder dinheiro investindo na poupança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *