Uncategorized

Conheças as principais dicas de como fazer uma boa redação para concurso

Escrever um bom texto, muitas vezes, não é uma tarefa fácil. Por isso, sempre é bom buscar por novos métodos para aperfeiçoar a sua técnica de como fazer uma boa redação para concurso.

Como o texto tem grande peso no resultado final do concurso, é preciso ter concentração em todas etapas da escrita e nos critérios que são pedidos na avaliação para garantir uma excelente nota.

Mas, o primeiro passo para saber escrever melhor é ter em mente que tudo é questão de prática, aprendizagem e organização dos horários, uma vez que ninguém nasce sabendo escrever perfeitamente.

Sendo assim, continue a leitura para saber a importância e todas as dicas de como fazer uma boa redação para concurso.

Qual a importância de saber como fazer uma boa redação para concurso?

Os concursos públicos estão cada vez mais concorridos e os candidatos estão estudando  cada vez mais. 

A aprovação é acirrada e conquistada por detalhes, sendo a redação quase sempre o papel decisivo, pois é a hora de demonstrar a capacidade de expressar ideias, convicções opiniões sobre assuntos específicos.

Portanto, confira abaixo a importância de saber como fazer uma boa redação para concurso:

#01 Estudos em dobro

Ao escrever um texto, a capacidade de escrita, a argumentação e principalmente o repertório pessoal do candidato devem estar relacionados. Esse conhecimento que faz a diferença, por criar diferentes pensamentos sobre o assunto.

Por conta disso, o aluno terá que estudar assuntos variados para conseguir absorver diferentes conteúdos, já que é importante dar exemplos e adicionar pontos de vista para enriquecer a escrita.  

Consequentemente, estudando mais, toda a prova passa a ser mais fácil, pois você estará por dentro de informações diversas que podem ajudar você a resolver questões além da redação.

Dicas para ajudar o seu desempenho nos estudos


#02 Garantia da vaga

Estudar, se esforçar e, acima de tudo, praticar é essencial para ter um desempenho excelente. Isso tudo aumenta as chances de ser aprovado nas provas de concursos públicos.

Dessa forma, o estudante precisa criar foco para garantir a sua vaga, e organizar os horários de estudos das matérias e o tempo que passará treinando a escrita, além de procurar pelos critérios de avaliações de edições passadas para ter base da prova.

Portanto, saber sobre a redação é fundamental para garantir a vaga, principalmente nos concursos nos quais o seu resultado no texto pode ser o seu diferencial para conseguir a vaga.

#03 Ajuda no tempo da prova

Uma vantagem em saber como fazer uma boa redação para concurso é que cada minuto economizado no texto é um tempo a mais para a objetiva.

Até porque muitos alunos, quando recebem a prova, ficam perdidos com a redação e gastam muito tempo nessa parte, ou pior, a mente já está tão desgastada que não conseguem prestar atenção nas perguntas.

Por esse motivo, é nítida a importância de fazer uma boa redação, para que o aluno consiga administrar todo seu tempo, com calma, e se sair bem tanto na parte discursiva quanto na objetiva! 

Entendeu agora a importância de fazer uma boa redação? Então vamos colocar em prática a escrita, com as dicas abaixo.


As principais dicas de como fazer uma boa redação para concurso

Um bom texto é aquele que permite ao leitor uma leitura de fácil compreensão, na qual o candidato se expressa de forma adequada e precisa, seguindo os critérios da prova e as normas da Língua Portuguesa

Sendo que no mundo dos concursos públicos, a redação é o grande mistério a ser revelado, visto que o tema do texto será recebido na hora pelo estudante. Dessa forma, é necessário que ele preste atenção em todas as dicas abaixo:

Dica 01# Encontre a sua dificuldade

A primeira dica é fundamental para melhorar o texto, pois como o aluno conseguirá fazer uma boa redação se não souber o que está errando?

Por exemplo: fugir do assunto, erros de português, falta de coerência, coesão textual, de objetividade, são alguns dos erros mais comuns.

Para identificar alguns desses erros, você pode optar por um feedback de outra pessoa após ler sua redação, ou escrever aos poucos seu texto, observando em todas as etapas quais são as partes mais difíceis de fazer.

Dessa forma, você conseguirá aprimorar e ter mais facilidade na hora de escrever!

Dica 02# Aprenda a estruturar o texto

O texto é dividido em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Todavia, essas partes devem seguir uma lógica e ter conexão para formar um pensamento coerente.

E é importante ter uma base sobre cada parte, para conseguir escrever corretamente e criar uma estrutura de texto completa, com início, meio e fim. Portanto, preste atenção em todas as etapas.

Introdução

A apresentação do tema, ou seja, a ideia-chave, o assunto central da dissertação. Ela não deve ser muito extensa, com um parágrafo contendo no mínimo quatro e no máximo seis linhas – quantidade ideal para apresentar um resumo sobre o tema. 

Desenvolvimento

A segunda parte é a mais importante, pois é o corpo do texto. É no desenvolvimento que o estudante deverá argumentar sobre o assunto, mostrando exemplos, explicações e diferentes pontos de vista – sabendo que dois parágrafos são o suficiente para expor sua perspectiva, de 5 a 7 linhas cada. 

Conclusão

“Desfecho”, esse é o termo que o aluno deve ter em mente para essa parte, pois após apresentar o tema e mostrar seu ponto de vista, o último elemento será a solução para esse problema – sendo um parágrafo suficiente para explicar.

Dica 03# Seja claro e objetivo

Simplicidade é a palavra-chave para aprimorar o seu texto. Opte sempre por argumentar de maneira objetiva e organizada, evitando palavras complexas e repetição de termos.

A mensagem passada deve ser dada de forma direta, sem rodeios, fazendo com que o leitor compreenda mais facilmente a sua linha de pensamento. Por isso, conhecer sobre o assunto fará com que você tenha mais para falar e menos para enrolar.

Dica 04# Coerência textual

Todo texto deve seguir uma ordem de ideias, apresentando as causas, consequências e soluções para o assunto discutido.

Entretanto, os erros mais comuns ao escrever uma redação é a fuga do tema, ou seja, comentários sobre outros conteúdos que afetam a estrutura lógica.

Logo, faça um planejamento dos argumentos, dividindo o que pretende falar em cada parte para não se perder na metade do texto e para que consiga relacionar todos os assuntos.

Dica 05# Curso preparatório

O curso preparatório é uma das maneiras mais eficientes para o estudante se sentir mais seguro para fazer a redação e ter certeza de que será aprovado

O concurseiro terá material especializado, acompanhamento de professores, direcionamento específico, podendo tirar todas as dúvidas, além de fazer exercícios para praticar a escrita.

Portanto, com o curso preparatório o aluno poderá identificar o erro, aprender sobre a estrutura do texto, praticar a objetividade, a coerência textual e por fim saberá como fazer uma boa redação para concurso.

Entre os cursos disponíveis na capital baiana, um vem se destacando pela inovação no ensino preparatório para concursos: o Salvador Concursos

Conheça a Salvador Concursos

O Salvador Concursos surgiu da vontade de inovar o ensino de cursos preparatórios na capital baiana, com foco no concurso da PM/BA e Exames da OAB.

Mais que um simples curso, esse é um projeto que conta com metodologia completa e atual. As turmas são reduzidas e a instituição conta com professores com vasta expertise na área de ensino para concursos.

O nosso diferencial está na busca por satisfazer as necessidades dos alunos, oferecendo além das aulas teóricas apoio nutricional e psicológico.

Para ficar por dentro dos nossos avisos e novidades, siga o nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook. Para mais dúvidas, entre em contato!

Se você gostou deste conteúdo, confira outros que podem ser do seu interesse:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *