9 dicas de como se concentrar nos estudos e passar na prova
Dicas para estudar melhor

9 dicas de como se concentrar nos estudos e passar na prova

Água, comida, celular desligado, posição confortável, quarto silencioso… e nada da concentração vir. Se você conhece essa cena mais do que gostaria, este artigo é para você!

A falta de concentração em momentos importantes é algo comum, ainda mais em estudantes que precisam lidar com a pressão da aprovação e, ainda, conciliar o tempo com a faculdade e estágio.

A verdade é que apesar de estarmos no comando, o nosso corpo nem sempre nos obedece. No entanto, não quer dizer que você tenha que ficar à mercê disso.

Com as nossas dicas de como se concentrar nos estudos é possível estimular o cérebro e otimizar o tempo de estudo.

Ainda não se convenceu? Então veja 9 dicas de que irão te ajudar com a concentração!

Confira 9 dicas de como se concentrar nos estudos e fazer uma boa prova

Diversos fatores fazem com que seja difícil se concentrar. Principalmente a pressão de realizar uma prova que será decisiva em sua vida traz grande peso na hora de estudar.

Entretanto, nos dias mais difíceis, é possível driblar a falta de concentração com algumas dicas. Veja como se concentrar nos estudos!

Dica 01# Entenda como o seu corpo funciona

A primeira dica é compreender como o seu corpo funciona. Existe uma infinidade de dicas para a concentração, mas nem todas irão dialogar com o seu modo de ser.

Por isso, entenda em qual período do dia a sua concentração é maior, o que desperta o seu interesse e o que te faz perder o foco, assim como o que a mantém.

Com isso em mente, você saberá como melhorar a sua concentração nos estudos.

Dica 02# Resolva alguns exercícios antes de começar os estudos

No momento de sentar e estudar, você já deve ter percebido que a concentração não surge na mesma hora. Por isso, a dica é resolver exercícios das provas passadas.

Por ser uma atividade mais técnica e que exige menos concentração, é uma boa maneira de ir estimulando os neurônios para os estudos.

Dica 03# Estipule recompensas para o seu cérebro

O Método Pomodoro e tantos outros funcionam como recompensas para o cérebro. O intuito aqui é cumprir parte dos estudos e depois tirar alguns minutos de descanso.

Um exemplo: ler 10 páginas daquele conteúdo e, após concluir, levantar para tomar um café por 5 minutos.

Dessa forma, por mais que esteja cansado, sabe que é só chegar naquele ponto que será recompensado.

Dica 04# Não deixe o celular no silencioso, desligue-o

Ainda que você desative o barulhinho das notificações, ainda fica a tentação de saber se alguém enviou alguma mensagem. Por isso, deixar apenas no silencioso não basta! Ficará mais fácil se concentrar com o celular desligado.

Se, ainda assim, você não se garante, deixe em um local afastado.

Dica 05# Tenha horários certos para o estudo

Lembra da primeira dica? Após entender em qual momento do dia a sua concentração está mais aguçada, faça disso uma rotina.

O costume de estudar em um mesmo horário faz com aquilo se transforme em um hábito. Em algum tempo, você perceberá como se concentrar nos estudos se tornou fácil.

Dica 06# Decore o ambiente e o mantenha organizado

Você sabia que a cor da parede e a decoração de um ambiente podem influenciar na sua concentração? Ambientes com predominância da cor branca pode deixar a sua mente irritada. Para a concentração, o ideal são paredes azuis ou verdes, pois estimulam a criatividade.

Além disso, também mantenha a mesa de estudos organizadas e com alguns elementos visuais, como porta-lápis e até porta retrato.

Às vezes, até mesmo a cama arrumada traz a sensação de conforto e ordenação.

Dica 07# Cada dia estude de uma nova forma

 

Existem diversas formas de estudar. Através de mapas mentais, leituras, assistindo aulas por plataformas visuais como o YouTube, ou até mesmo assistindo séries criminais.

Ter um cronograma de estudos com variados modos de aprender irá tirar o seu cérebro da zona de conforto. Lembra quando falamos que ele gosta de novidade?

Dica 08# Faça exercício físico

A prática de atividades físicas é muito importante para as pessoas que estão estudando para provas importantes.

Além de colocar o corpo em movimento e melhorar a circulação e dores musculares, também é um jeito de liberar a tensão e voltar para os estudos relaxado/a.

Dica 09# Controle a ansiedade com meditação

Junto com a atividade física, a meditação é um jeito de ajudar a sua mente a desacelerar e se concentrar no que está acontecendo agora.

Não raro você encontrará estudantes que utilizam técnicas de meditação e respiração para controlar a ansiedade.

Outro benefício é que alguns exercícios de meditação podem ser feitos em qualquer lugar, até mesmo na cadeira, minutos antes da prova da OAB!

Agora, você já se perguntou por que às vezes se torna tão difícil se concentrar? A resposta não está na desmotivação ou falta de foco, e sim, no nosso cérebro. Continue a leitura para entender!

Por que às vezes é tão difícil se concentrar nos estudos?

O século XXI não trouxe apenas uma mudança em nosso estilo de vida, como também promoveu uma transformação no comportamento do nosso cérebro.

As redes sociais e o grande número de aparelhos eletrônicos que mantemos em casa se tornaram rapidamente um gatilho para que percamos a concentração rapidamente.

– Estamos expostos a novas informações à todo tempo e o cérebro gosta disso

Um estudo feito pela Microsoft, em 2015, mostrou que a média de atenção do ser humano passou de 12 para 8 segundos. O que significa dizer que a nossa atenção a todo momento está sendo sequestrada por algo diferente (não necessariamente mais interessante).

Essa explicação tem base biológica: no momento que percebemos algo novo, nosso sistema ativa a dopamina, conhecido popularmente como “hormônio do prazer”. O nosso cérebro, mais precisamente o córtex pré-frontal, é viciado em novidades.

Em entrevista à BBC, o neurocientista e psicólogo cognitivo Daniel J. Levitin disse que hoje consumimos diariamente um alto volume de informação, o que equivaleria a 175 jornais. Esse valor é 30 vezes maior se comparado ao consumo há 30 anos.

– Só conseguimos focar em algo por 90 minutos

Agora, você pode estar pensando que no momento de estudar, é imprescindível guardar qualquer aparelho eletrônico que ocupe ou distraia a sua atenção, certo? Mas, ainda existe outra pegadinha: o nosso cérebro só consegue manter a concentração por 90 minutos.

Isso acontece por causa do ritmo ultradiano. O corpo possui três ritmos biológicos e cíclicos e o ultradiano é um deles, ele está ligado diretamente a nossa saúde mental e funciona de 90 a 120 minutos.

Após 90 minutos de concentração em apenas uma atividade, o cérebro começa a se sentir sobrecarregado, fazendo com que a produtividade e o foco diminuam e as dificuldades para se concentrar nos estudos surjam.

 

(Reprodução: Site Movebla)

Por isso, diversas técnicas sobre como se concentrar nos estudos começaram a surgir. A mais famosa delas é o método Pomodoro, onde são feitos ciclos de 25 minutos de atividade e 5 minutos de descanso.

Interessante, não é? Entender como o nosso cérebro funciona é importante para traçar estratégias de melhor concentração e conseguir manter o foco para conseguir estudar para OAB.

– Não precisa ter medo, estamos aqui para te ajudar!

Apesar de ser um momento delicado e, muitas vezes sofrido, não é preciso ter medo e deixar a ansiedade aparecer.

Na maioria dos casos, a nossa cabeça é o maior inimigo no momento de se preparar e fazer a prova.

Por esse motivo, os cursos preparatórios do Salvador Concursos contam com uma estrutura completa para o aluno.

Além de possuir um canal no Youtube e cursos online, garantindo o ensino dentro e fora da instituição, também disponibilizamos aulas com um preparador físico e um especialista em técnicas de meditação. Dessa forma, asseguramos ao nosso aluno uma aprendizagem completa!

Existe também outras práticas que podem ser feitas quando pensamos em como se concentrar nos estudos.

Sabia que os jogos de tabuleiro podem nos ajudar nisso? Para conferir, veja a nossa seleção com 20 dicas “fora da rota”.

Gostou das dicas de como se concentrar nos estudos?

Colocando todas em prática, temos certeza que a sua capacidade de concentração irá aumentar consideravelmente!

Se você gostou deste artigo e gostaria de ler mais conteúdos como este, acompanhe o nosso blog e assine a nossa newsletter. Além disso, também estamos presentes no Instagram e Facebook.

Para conhecer o Salvador Concursos e saber mais sobre a nossa didática, entre em contato conosco.

Até o próximo artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *