Dicas para estudar melhor

Aprenda como montar um plano de estudos para concursos

Conseguir passar em algum concurso requer esforço e dedicação, pois o mercado atual está cada vez mais escasso em vagas e se o(a) aluno(a) não se empenhar a chance de conquistar uma vaga pode ir embora.

Mas por onde começar os estudos? Como conseguir se organizar para eles? Como montar um plano de estudos para concursos? É necessário montar planilha?

Não se desespere! Cada aluno(a) possui seu jeito de aprendizagem, porém, é sempre bom buscar dicas e métodos de como se concentrar ou até mesmo técnicas de estudo comprovadas que ajudam no foco e na absorção dos assuntos.

Portanto, selecionamos para este artigo dicas de como montar um plano de estudos para concursos.

5 dicas de como montar um plano de estudos para concursos

A principal importância para montar um plano de estudos é que o estudante crie metas para serem alcançadas, seja ela de longo ou curto prazo, tudo dependerá do método de estudo adotado.

É essencial ter em mente que quando colocamos um objetivo a ser alcançado tudo fica mais fácil,ou seja, você cria foco e se esforça para atingi-lo.

Portanto, mesmo estudando menos horas, mas com toda a concentração possível o desempenho tenderá a ser melhor.

Agora que falamos um pouco da importância do plano de estudos, acompanhe abaixo as principais dicas de como montar um plano de estudos para concursos. Vamos conferir?

Dica 01# O planejamento ideal para seus estudos 

Primeiramente, para você que deseja passar em um concurso é necessário criar um planejamento semanal e mensal para os estudos.

No semanal, o estudante precisa colocar tudo que será feito no decorrer da semana, ou seja, detalhar a rotina de estudos de cada dia.

O planejamento mensal é mais amplo, para preenchê-lo será necessário colocar um objetivo final, por exemplo, em 1 mês eu quero estudar 3 matérias completas.

Mas, se for o caso toda semana colocar objetivos pequenos a curto prazo, como “vou estudar 5 horas por dia” pode ajudar bastante no planejamento.

Uma dica em especial é comprar um quadro para colocar todos os seus horários, assim  você consegue ver suas metas, o que tem que fazer e quando tiver imprevistos colocar lembretes. Tudo para não se perder e seguir a rotina.

Dica 02# Quais são os melhores horários para estudar?

O sono é o fator principal que influencia na sua concentração, pois estando com sono, como você irá conseguir absorver o conteúdo? 

Por isso apresento o chamado, ciclo circadiano. Trata-se do relógio biológico que cada um tem, que é designado pelo período de aproximadamente 24 horas, sendo influenciado pela variação de luz, marés, temperaturas e ventos entre o dia e a noite.

O primeiro passo para fazer o relógio funcionar a seu favor é identificar o seu horário biológico, para conseguir regular a disposição para os estudo.

Leia abaixo e identifique qual ciclo circadiano se adequa melhor para sua rotina:

Indivíduos Matutinos

Costumam dormir mais cedo entre 21h às 22h e, por consequência, acordam mais cedo por volta de 6h ou 7h, sem nenhuma dificuldade.

Essas pessoas conseguem desempenhar melhor atividade pelo dia, principalmente pela manhã.

Indivíduos Vespertinos

São os que preferem dormir e acordar tarde, em torno de 1h da manhã e levantar por volta de 10 horas ou mais.

Esses garantem melhor desempenho à tarde.

Indivíduos intermediários

Têm maior flexibilidade e não possuem uma rotina correta de sono, ou seja, um dia acorda cedo outro dia dorme tarde e assim por diante.

Esse, com certeza, é o mais complicado e pode apresentar dificuldade em focar nos estudos.

Se você fizer parte do grupo dos indivíduos matutinos, foque o seu estudo pela manhã até porque sua mente estará descansada e preparada para receber todas as informações. 

Se a sua rotina for adequa a proposta dos indivíduos vespertinos, o seu corpo desempenha melhor concentração à tarde, mas lembre-se de organizar todas as atividades, pois esse período pode ser um dos mais agitados.

Mas, se vocês faz parte do grupo de indivíduos intermediários, precisa adequar seus horários para conseguir ter a sua mente ativa na hora de estudar. 

Nesses casos, o adequado é fazer um teste de uma semana e perceber qual o melhor horário para dormir, e ao despertar analisar em qual período se sente mais disposto(a) para estabelecer uma rotina de estudos. 

Por fim, segue abaixo algumas dicas para que você consiga criar uma rotina e melhorar seus estudos:
  • um corpo saudável é um corpo ativo, assim sendo busque por uma nutricionista e tenha uma alimentação adequada;
  • ao terminar de estudar sempre deixe tudo organizado, para no dia seguinte se sentir disposto(a);
  • desligue tudo que causa distração, pois no momento de estudar é preciso concentração total;
  • tire um cochilo rápido de 30 minutos à tarde, pode ajudar a dar uma carga a mais para continuar estudando;
  • pratique tudo que estudar com exercícios para fixar na mente e assim entender melhor o assunto. 

Agora que conseguiu identificar qual horário que se encaixa melhor na sua rotina de estudos, tente não sair muito dela, caso contrário você sofrerá com a desregulação dos horários e pode perder o foco para continuar.


Dica 03# Como organizar as matérias que preciso estudar?

O(A) estudante precisa de início dividir as matérias das mais difíceis para as mais fáceis, para ficar melhor de visualizar e perceber quais são os pontos que precisa focar.

Sendo assim comece a estudar pelas matérias que considera mais difíceis, já que no início do processo você está mais energizado(a), proativo(a) e com a mente em alerta, o que tornará mais fácil a concentração e compreensão sobre a forma eficaz do assunto. 

Mas, lembre-se de fazer um tempo de descanso, combinado? Quando sentir que sua mente está esgotada, pare um pouco, tome um banho para relaxar, coma alguma coisa ou procure algo para se distrair.

Dica 04# Como me concentrar para manter o plano de estudos?

A principal dica para continuar um plano de estudos é manter o seu objetivo, quando pensar em desistir ou fazer algo que prejudique sua rotina, tente pensar no esforço que está fazendo para conseguir o quer.

Além disso, ao aprender como montar um plano de estudos para concursos, saiba que precisa ser um planejamento verdadeiro e não fazer algo impossível que não irá conseguir prosseguir. 

Por isso, crie uma planilha que consiga manter tudo funcionando como o desejado e que faça com que no dia da prova esteja seguro(a) e pronto(a) para resolver as questões.

Dica 05# Monitore seu desempenho 

Após aprender como montar um plano de estudos para concursos, o estudante precisa saber se está realmente funcionando o seu método de estudar, mas como fazer isso?

Após fazer sua planilha organizando seus horários e as matérias, ao terminar de estudar coloque a quantidade de tempo que passou estudando.

Além de controlar quanto tempo você passa em um assunto, há a consulta precisa das horas que consegue passar estudando sem se sentir esgotado. 

Ou seja, fazer o monitoramento ajuda a descobrir se está errando em algo para poder conseguir modificar o seu plano de estudos e melhorar sua concentração.

Portanto, selecione as dicas que melhor se adequa à sua rotina e evite erros.

Mas se ainda assim você estiver com dúvida se está se saindo bem, o que acha de fazer simulados e exercícios para treinar para a prova? 

Se está estudando para um concurso da PM, por exemplo, você pode conferir a prova de 2017 clicando aqui.

É sempre bom reservar um momento para saber as regras de funcionamento de cada prova.

Para finalizar essa parte, vamos para uma dica muito importante e que pode te ajudar nesse processo de estudo.

Dica 06# Faça um curso preparatório

Ao fazer um curso preparatório você poderá se sentir mais seguro para fazer a prova e ter certeza de que será aprovado.

Portanto, aprendendo a como montar um plano de estudos para concursos, ou seja, monitorando seu desempenho, fazendo exercícios e escolhendo o curso preparatório adequado você conseguirá a vaga que tanto deseja. 

Entre os cursos disponíveis na capital baiana, um vem se destacando pela inovação no ensino preparatório para concursos, o Salvador Concursos

Conheça a Salvador Concursos

O Salvador Concursos surgiu da vontade de inovar o ensino de cursos preparatórios na capital baiana, com foco no concurso da PM/BA e Exames da OAB.

Mais que um simples curso, é um projeto que conta com uma metodologia completa e atual.

As turmas são reduzidas e a instituição conta com professores de vasta expertise na área de ensino para concursos.

O nosso diferencial está na busca por satisfazer as suas necessidades, oferecendo além das aulas teóricas, apoio nutricional e psicológico.

Para ficar sempre por dentro dos nossos avisos e novidades, siga o nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook. Para mais dúvidas, entre em contato conosco!

Se você gostou desse conteúdo confira outros que podem ser do seu interesse:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *