Exames da Ordem

Guia completo: tudo sobre a prova da OAB primeira fase

Estudar com foco em resultados futuros, como um concurso público ou a certificação profissional não é nada fácil, sintomas como tensão e nervosismo influenciam diretamente na aprendizagem.

Dessa forma, o(a) aluno(a) precisará se esforçar para alcançar o que tanto deseja, como passar na prova da OAB primeira fase, por exemplo.

Portanto, é sempre bom estar ciente do que irá enfrentar no dia da avaliação, por exemplo: o número de questões, o tempo de realização da prova e, principalmente, a divisão das perguntas com os temas abordados.

Pensando nisso, separamos dicas de como fazer a prova, o que encontrará no exame. Tudo para ajudar você a encarar a primeira fase da OAB. Vamos conferir?

O que você encontrará na OAB primeira fase?

O exame da ordem é aplicado três vezes ao ano e é composto por 80 questões de múltipla escolha, valendo 1,0 ponto cada e subdividida em 17 temas. São eles: 

  1. Ética (8 questões); 
  2. Filosofia (2 questões); 
  3. Direito Constitucional (7 questões); 
  4. Direitos Humanos (2 questões); 
  5. Direito Internacional (2 questões); 
  6. Direito Tributário (5 questões); 
  7. Direito Administrativo (6 questões); 
  8. Direito Ambiental (2 questões); 
  9. Direito Civil (7 questões); 
  10. Estatuto da Criança e Adolescente (2 questões); 
  11. Código de Defesa do Consumidor (2 questões); 
  12. Direito Empresarial (5 questões); 
  13. Processo Civil (7 questões); 
  14. Direito Penal (6 questões); 
  15. Processo Penal (6 questões); 
  16. Processo Trabalho (7 questões); 
  17. Direito do Trabalho (4 questões).

A avaliação dispõe de cinco horas de duração e é proibida a consulta de qualquer material.

Deve- se apenas responder a pergunta que é feita marcando uma das quatro alternativas (A/B/C/D/E), de acordo com a demanda do enunciado.

Lembrando que é necessário acertar 50% da prova, ou seja, 40 questões para passar para a segunda fase da OAB.

Lembrando que o número de questões de cada disciplina pode mudar de acordo com o edital vigente. Vale destacar que a correção é feita pela folha de respostas e não pelo caderno de prova.

Portanto, reserve 30 minutos do tempo de exame para preencher o gabarito e prestar atenção para não marcar a alternativa incorreta ou pular e deixar alguma em branco.

Quais são as disciplinas que fazem parte da prova da OAB?

De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), banca organizadora do exame, apenas 40% dos candidatos passam de primeira na prova da primeira fase da OAB.

Então é preciso estar preparado para estar dentro dessa porcentagem e conseguir ser aprovado de primeira, pois segundo a FGV a maioria dos candidatos fazem a prova três vezes até conseguir passar.

Abaixo separamos as 5 principais matérias que segundo a FGV atingem o melhor aproveitamento e comparamos em relação ao número de questões – não seguindo a ordem posta pela fundação.

Ética e Estatuto da OAB (porcentagem de aprovação: 65%)

A disciplina de Código e Ética da OAB é mais cobrada na primeira fase, são 8 questões que ao acertar o estudante consegue adquirir 20% da prova.

Essa matéria envolve memorização e possui uma vantagem por ser menos complexa em comparação às demais.

O candidato pode começar seus estudos a partir das seguintes normas: Regulamento Geral, Código de Ética e Estatuto da OAB. Lendo atentamente cada parte para conseguir fixar bem o assunto.

Além disso, confira abaixo mais assuntos que caem na prova:

  • obrigações e deveres dos advogados;
  • infrações e sanções disciplinares;
  • incompatibilidades e impedimentos;
  • atividades típicas do advogado.

Como a prova trata de aspectos literais da lei, uma dica é focar os estudos na lei seca e resolver questões que envolvam esse tema para fixar na mente.

Direito Constitucional (porcentagem de aprovação: 42%)

Direito Constitucional é considerada uma das matérias mais importantes do curso de direito e requer um maior aprofundamento.

A disciplina conta com 7 questões e para se sair bem na prova é preciso focar e priorizar os assuntos abaixo. São eles: 

Controle de constitucionalidade

Esse é o assunto mais cobrado dentro de Direito Constitucional, sendo 15% da prova e o aluno precisa está por dentro de controle difuso ou concreto, concentrado ou abstrato da constitucionalidade das normas infraconstitucionais.

Organização do Estado

Estudo sobre a estrutura federativa do Estado brasileiro, as entidades como, União, Estados, Territórios, Municípios e Distrito Federal e a repartição de competências e entes federativos.

Processo Legislativo

Estudo da decorrência de atos realizados para a produção das leis em geral, ou seja as emendas à Constituição Federal, leis complementares e ordinárias, resoluções e decretos legislativos.

O candidato deve ter atenção também nas normas previstas no art. 59 do texto constitucional, emendas constitucionais, medida provisória, lei delegada, lei orçamentária, decreto legislativo e resolução.

Ações Constitucionais

Também conhecida como remédios constitucionais, é o estudo das medidas com finalidade de tornar mais efetivo o exercício dos direitos, previstos na Constituição Federal.

Esse assunto é bastante cobrado na prova da OAB primeira fase e o candidato deve saber a finalidade, legitimidade ativa e passiva, além de rito processual e espécie dos: habeas data; habeas corpus; mandado de segurança e de injunção; ação popular.


Direito Civil (porcentagem de aprovação: 44%)

São 7 questões sobre Direito Civil  na prova, sendo uma matéria extensa e por ser a base do direito privado, ela pode aparecer também no Direito do Consumidor, Direito Empresarial, Direito Ambiental, entre outros.

Por ser uma disciplina longa o aluno deve estudar com calma para entender minúcias e priorizar os assuntos que caem com frequência, como:

  • direitos das obrigações;
  • direitos reais;
  • sucessões;
  • execução;
  • capacidade das partes;
  • procedimento ordinário.

É extremamente importante que você organize o seu tempo e a ordem das matérias, para que cada uma seja estudada com atenção e não corra o risco de se perder em meio a tanto conteúdo.

Direito Administrativo (porcentagem de aprovação: 47%)

A matéria possui 6 questões e se todas forem corretamente marcadas, o candidato consegue garantir 10% da prova.

O Direito Administrativo prioriza as funções e atividades administrativas do Estado, ou seja, discursa acerca da legislação brasileira, dos órgãos e agentes constituintes na prestação de serviço público.

Segue abaixo os principais assuntos para pauta de estudo:

  • agentes Públicos;
  • licitações;
  • intervenção do Estado na Propriedade Privada;
  • serviços públicos.

Lembrando que para o estudo dessa disciplina é importante conhecer as seguintes leis:

Direito Penal (porcentagem de aprovação: 38%)

O Direito Penal ou Direito Criminal é a matéria que determina o exercício do poder punitivo do Estado a quem o infringe, ou seja, funciona com o objetivo de manter o equilíbrio, a ordem e a paz social.

Para essa disciplina o estudante deverá seguir os seguintes temas: teoria do erro, tipicidade e o processo de evolução do crime, mas, principalmente, os assuntos abaixo:

Crimes em Espécies

São as condutas previstos no Código Penal brasileiro e pode haver uma variação de acordo com o crime cometido, podendo ser pagamento de multa ou restrição de liberdade. Os mais cobrados são: crimes contra a vida, crimes contra o patrimônio e crimes contra a administração pública.

Teoria Penal

Se trata do conceito de tipos de sanção penal e a finalidade da pena. Sendo o segundo assunto mais cobrado no exame na parte de Direito Penal. 

Para conseguir absorver todas as informações, separamos 5 dicas para garantir a preparação necessária para a prova e assim alcançar a nota desejada na primeira fase da OAB. Portanto, continue a leitura!

5 dicas para se preparar corretamente para a OAB primeira fase

Para estudar para o exame organize todos os assuntos e divida as matérias por grau de dificuldade. Em seguida, escolha as que possuem bom entendimento, a fim de revisá-las.

Cada pessoa possui um método especifico para aprender, mas aqui vão algumas dicas para quem deseja planejar os estudos para fazer a OAB primeira fase e ainda não sabe por onde começar:

Dica 01# Concentração

A principal dica para começar a se preparar para a prova da OAB é se concentrar nos estudos e para isso, deverá deixar de lado tudo que pode lhe distrair, por exemplo, o celular.

Você precisa ter em mente que se trata de uma prova muito importante, por isso tudo que tire seu foco pode influenciar para que não preste atenção nos estudos e acabe não aprendendo o que está sendo lido. 

Dica 02# Cronogramas de estudos

Para conseguir se organizar nada melhor do que um cronograma de estudos, como dito antes o melhor a se fazer é dividir as matérias em assuntos.

Por exemplo: pela manhã estudar Direito Penal, descanse um pouco, depois à tarde leia sobre Processo Penal e assim por diante.

Lembre-se sempre de comer nos horários adequados e de tirar um tempo para relaxar a mente.

Dica 03# Conheça a estrutura da prova

Além de estudar para se sentir completamente preparado para OAB primeira fase é preciso saber como é a estrutura e todas as regras que envolvem o exame.

Dessa forma, nada passará despercebido, evitando a possibilidade de gerar penalidades na sua nota.

Dica 04# Responda a simulados

Treinar o seu desempenho para fazer o exame é muito importante, assim sendo responda questões dos anos anteriores. Eles ajudam a entender a linguagem da avaliação e a intensidade com que é cobrada.  

Se já estudou e gostaria de saber se está preparado para OAB primeira fase, sós desenvolvemos um simulado baseado nas questões das últimas 5 provas da OAB.

Confira nesse link: Simulado Primeira Fase OAB – Salvador Concursos.

Dica 05# Garanta sua aprovação com um curso preparatório

Mesmo que você se considere um estudante preparado, não se deixe enganar, pois é sempre bom estar pronto para enfrentar o exame. Dessa forma, recomendamos que faça um curso preparatório.

Essa é sem dúvidas a dica mais importante, pois ninguém gostaria de atrasar todo o seu plano de carreira.

Portanto escolher um bom curso preparatório é o primeiro passo para alcançar a pontuação e passar na OAB primeira fase.

Conheça o Salvador Concursos

O Salvador Concursos surgiu da vontade de inovar no ensino de cursos preparatórios na capital baiana, com foco no concurso da PM/BA e Exames da OAB.

Mais do que um simples curso, é um projeto que conta com uma metodologia completa e atual, turmas reduzidas e professores com grande expertise na área de ensino de concursos.

O nosso diferencial está na busca por satisfazer as necessidades do aluno, oferecendo, além das aulas teóricas, apoio nutricional e psicológico.

Para mais ficar sempre por dentro dos nosso avisos e novidades, siga o nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook. Para mais dúvidas, entre em contato conosco!

Se você gostou desse conteúdo confira outros que podem ser do seu interesse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *