Concurso PM|BA 2019

Teste de Aptidão Física: 7 dicas para você ser aprovado

Se ser aprovado no Concurso da Polícia Militar da Bahia é o seu objetivo, você precisa estar preparado para todas as etapas que esse processo seletivo envolve, inclusive o  teste de aptidão física (TAF). 

Afinal de contas, um novo edital será aberto está previsto para 2019, de acordo com o anúncio do governador do estado, Rui Costa.

Em seu programa “Papo Correria” transmitido pelas redes sociais, o gestor afirmou que seriam oferecidas 2 mil vagas, com a remuneração inicial prevista é de R$ 2,5 mil.  

Por isso, para que você possa alcançar êxito, separamos neste artigo tudo o que você precisa saber sobre o teste de aptidão física, como funciona, quais os pré-requisitos e, ainda, 7 dicas infalíveis de como se preparar para o exame. 

Confira!

O que é o Teste de Aptidão Física? 

O teste de aptidão física (TAF) é uma das últimas e mais imprescindíveis etapas que compõem o Concurso da Polícia Militar Bahia e de outras corporações – como bombeiro, rodoviária federal, guarda municipal, polícia civil, agente de trânsito etc. 

Sendo assim, essa fase, de ordem prática, é estabelecida para medir a aptidão dos candidatos em relação ao esforço físico necessário para a realização das atividades típicas desempenhadas pelo cargo proposto. 

E as outras etapas anteriores ao TAF?

Antes de chegar até o teste de aptidão física, você, candidato, precisará passar pelas seguintes etapas do Concurso PM BA:

1ª Etapa – subdivide-se em duas avaliações:

  • Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais e de Conhecimentos Específicos (caráter eliminatório e classificatório): múltipla escolha. 
  • Prova discursiva (redação): versando sobre os assuntos e disciplinas especificadas no edital.

2ª Etapa: Exame Físico-Mental e de Idoneidade Moral e Avaliação Psicológica:  

  • Exame Médico-Odontológico. 
  • Teste de Aptidão Física.
  • Investigação Social.

3ª Etapa: Teste de Aptidão Física.

Agora que você entende quais são as fases do concurso público da PM BA, compreenda:

Como é feito o teste de aptidão física?

O teste de aptidão física é feito a partir de uma série de provas físicas, que por categoria costuma apresentar algumas diferenças nos quesitos repetição e peso. 

De acordo com os últimos editais, os testes físicos que compõem o exame de aptidão física são:

  • 50 metros de natação;
  • 12 minutos de corrida;
  • salto de impulso horizontal;
  • barra estática para mulheres e pegada livre para homens.

Vale ressaltar que o teste não é uma competição. Portanto, você não precisa se importar em demonstrar que é mais rápido, forte ou “melhor” que os concorrentes. 

Preocupe-se apenas em alcançar os parâmetros que são estabelecidos pelo órgão, através do edital.

Os quesitos a serem avaliados, normalmente, são:

  • quantidade de flexões ou abdominais feitas;
  • formas de realização de cada atividade física; 
  • tempo e deslocamento da corrida ou natação; 
  • modos de realização dos exercícios; 
  • práticas tidas como proibidas acarretam em penalidade.

Sendo assim, considere com atenção quais os pré-requisitos necessários para realização teste de aptidão física


Quais são os pré-requisitos para fazer o TAF?

Os pré-requisitos para fazer o teste de aptidão física baseiam-se em parâmetros instituídos para quem atende à elegibilidade de processos seletivos, como o concurso da PM BA 2019.

Sendo assim, os candidatos devem:

  • ser pessoas com faixa etária de 18 a 30 anos na data de matrícula no Curso de Formação de Oficiais;
  • ser cidadão de nacionalidade brasileira ou portuguesa (determinação do estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses); 
  • para o sexo masculino, estar em dia com suas obrigações militares, como alistamento, entre outros;
  • estar quite com a Justiça Eleitoral, ou seja, estar em dia com suas obrigações enquanto cidadão, possuir título de eleitor e estar ciente de seus direitos políticos;
  • apresentar aptidão física e psíquica, comprovada através do teste de aptidão física  mental;
  • ter completado o ensino médio;
  • não possuir antecedentes criminais;
  • possuir carteira de habilitação da categoria B;
  • no caso das mulheres, possuir estatura mínima de 1,55m, para homens a altura mínima 1,55. 

Vale ressaltar que esses requisitos são estabelecidos de acordo com edital referente ao concurso público da Polícia Militar, que está previsto para ser publicado no segundo semestre de 2019.

Por isso, sabendo que ao se candidatar para o concurso PM BA 2019 você terá que passar pelo teste de aptidão física, condicione a sua mente e corpo através de um treinamento que seja prático e eficaz.

7 segredos/dicas infalíveis para a aprovação!

A preparação para o teste de aptidão física requer disciplina, comprometimento e entusiasmo para obter o resultado tão desejado. 

Por isso, para ajudá-lo(a) a se sair muito bem nesta etapa do concurso da PM BA 2019, separamos 7 dicas infalíveis que vão te levar a realização do seu sonho, a aprovação.  

#1 Mude totalmente sua rotina (no mínimo) 6 meses antes da prova 

Nosso corpo se habitua facilmente às ações que são praticadas repetidas vezes, com uma certa frequência.

Então, quanto mais tempo você estiver exercitando os novos hábitos que vamos ensinar aqui, mais preparado o seu organismo estará para realizar cada tarefa que compõe o teste de aptidão física.

Afinal, o segredo para obter o tão esperado condicionamento físico exigido é justamente a regularidade atribuída ao seu plano de treinamento, que, inclusive, deve ser criado o mais previamente possível.

#2 Faça cursos preparatórios e contrate serviços profissionais de qualidade

Esta é uma das dicas mais valiosas, que impacta diretamente nos resultados do teste de aptidão física

Com a ajuda de uma empresa especializada no treinamento de candidatos para concursos, você vai ter acesso à materiais, informações e recursos que não teria se estivesse estudando ou se preparando sozinho.

Portanto, prefira um, curso preparatório que conte com os melhores profissionais do ramo.

 #3 Procure ajuda médica e laboratorial

Antes de encarar esse desafio, você precisa se certificar de que a seu corpo está devidamente saudável e que você tem plenas condições de executar o teste de aptidão física.

Portanto, procure um médico e siga as orientações dadas. Provavelmente, serão solicitados exames de sangue, exames cardiovasculares e check-up laboratorial, entre outros.  

#4 Não perca o foco

O resultado que você terá no teste de aptidão física é fruto de toda a caminhada  de preparação, portanto, não se resumo ao esforço feito apenas no dia da prova. 

Então durante esse percurso, mantenha seu foco naquilo que você estabeleceu como meta. Isso requer muito condicionamento e entrega por parte do candidato.   

Ao longo dos dias de treinamento, se concentre, mantenha o seu objetivo em mente e se imagine alcançando essa meta que você tanto deseja.

Esse será um combustível e tanto para sua jornada em direção ao sucesso, e irá mantê-lo(a) forte nos momentos em que você pensar em desistir.    

#5 Atente-se para sua alimentação

Um aspecto muito importante na preparação para o teste de aptidão física é se atentar para a criação de um cardápio saudável e que te dê a energia necessária para a correria dos treinos.

Portanto, vale também procurar um profissional especializado, que pode solicitar um check-up nutricional esportiva, que denuncie se você tem algum tipo de alergia alimentar em desenvolvimento ou, outras anomalias.

#6 Não se esqueça dos alongamentos e aquecimentos

Aliado às orientações do profissional, vale a pena habituar-se à boas práticas de condicionamento físico.

Um deles é: evite se expor à irradiação solar, pois ela costuma deixar nosso corpo ainda mais cansado e fraco, devido à produção demasiada de suor, que ocorre quando estamos expostos ao calor.

Por isso, na hora de praticar exercícios ao ar livre, prefira horários em que a luz do sol está mais amena, como nas primeiras horas do dia e pela noite/madrugada.

#7 Responda questionários e faça simulados 

Como parte da sua preparação para o concurso público, é muito importante que você separe tempo para responder provas que já foram aplicadas e simulados. 

Você pode encontrá-los facilmente na internet, ou fazê-los dentro do programa de cursos preparatórios.

Nesse contexto, a simulação é muito mais satisfatória, pois as condições em que você fará a prova de fato são replicadas durante o teste. 

Como encarar o TAF?

Para encarar o teste de aptidão física de frente siga nossas dicas a risca e procure ajuda profissional adequada.

Caso, você ainda tenha alguma dúvida, não exite em nos procurar! Além da experiência, temos oferecemos os cursos preparatórios mais completos e inovadores da capital baiana.  

Entre em contato conosco.

Estaremos prontos para ouvi-lo(a), tirar todas as suas dúvidas e, ainda, te orientar sobre como proceder ao longo deste processo tão importante para sua vida. 

Mande agora uma mensagem para o nosso WhatsApp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *