Concurso PM|BA 2019

Guia definitivo: tudo o que você precisa saber sobre a prova PM BA

O governador do estado da Bahia, Rui Costa, anunciou um novo concurso para a carreira de soldado da Polícia Militar (prova PM BA), no qual os concorrentes disputarão por 2 mil vagas. Dado similar ao ocorrido no último concurso, realizado em 2017.

E, para se candidatar às vagas, é preciso passar por algumas exigências, assim sendo confira abaixo as regras:

  • ter entre 18 e 30 anos;
  • altura mínima de 1,60m para os candidatos do sexo masculinos e 1,55m para as candidatas do sexo feminino;
  • certificado de conclusão do curso de ensino médio (antigo 2° grau) ou formação técnica profissionalizante de nível médio, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC);
  • possuir carteira de habilitação na categoria “B”.

A prova PM BA acontecerá no segundo semestre de 2019 e os aprovados serão divididos em duas turmas para cursar a formação: a primeira leva conta com mil pessoas, as demais ficarão no segundo grupo. 

Além disso, os que passarem na primeira fase do concurso irão participar de um curso de formação de soldados, onde serão matriculados como aluno soldado PMBA/CBMBA e receberão o título de bolsa, que corresponde ao valor de um salário mínimo até finalizar.

Mas, após ingressar efetivamente na carreira, os aprovados, de acordo com o último edital, vão receber salário de aproximadamente R$ 2.600, auxílio uniforme sobre o valor do soldo e uma gratificação de atividade da policial militar.

Agora que você já sabe o básico sobre a prova PM BA, vamos aprofundar mais sobre os assuntos e falar sobre o que aconteceu no último edital. Dessa maneira, continue a leitura.

Como foi a última prova PM BA

A última prova PM BA foi composta de 9 fases, com o objetivo de verificar o desempenho dos candidatos em cada área do conhecimento.

Além do teste de aptidão física, onde será realizada uma corrida de 50 metros ou de 2.400 metros e uma prova de barra fixa dinâmica ou estática.

E se deseja saber mais sobre todas as fases, confira abaixo as 9 categorias que fizeram parte da prova PM BA:

  • prova objetiva;
  • prova discursiva;
  • teste de aptidão física;
  • avaliação psicológica;
  • exames médicos-odontológicos;
  • exame de documentação;
  • investigação social;
  • curso de formação.

Em cada etapa é avaliado um quesito que pode afetar na sua aprovação na vaga. Portanto, é preciso prestar atenção em tudo, inclusive na parte objetiva, já que é a fase inicial.

Então, vamos conferir tudo sobre a parte objetiva e discursiva!

Avaliação objetiva da prova PM BA

A prova objetiva, será realizada na primeira fase e o candidato terá 04 horas e 30 minutos para responder todas as questões, incluindo a parte de preenchimento da folha de resposta.

Por isso, cabe ao candidato fazer o uso do tempo da melhor forma.

A prova objetiva teve no total 80 questões repartidas entre conhecimentos gerais e conhecimentos específicos. E para ser aprovado, o estudante deve acertar 60% da avaliação.

Portanto é muito importante prestar atenção em todos os assuntos, por isso continue a leitura e anote os principais assuntos da avaliação objetiva:

Conhecimentos gerais (30 questões, valendo 1,0 ponto cada)

Língua Portuguesa

As questões podem envolver assuntos sobre: ortografia oficial, acentuação gráfica, pontuação, flexão nominal e verbal, pronomes (emprego, formas de tratamento e colocação).

Assim como, emprego de tempos, modos verbais, vozes do verbo, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal e redação (analise de frases corretas e incorretas).

Matemática e Raciocínio Lógico

As questões podem envolver assuntos sobre: resolução de problemas envolvendo frações, conjuntos, porcentagens, sequências (com números, com figuras, de palavras), proposições, conectivos, equivalência, implicação lógica e argumentos válidos.

História do Brasil

As questões podem envolver assuntos sobre: sociedade colonial (economia, cultura, trabalho escravo, os bandeirantes e os jesuítas), Independência do Brasil, Primeira e a Segunda Guerra Mundial e seus efeitos no Brasil, entre outros.

História da Bahia

As questões podem envolver assuntos sobre:  Independência da Bahia, Revolta de Canudos, Revolta dos Malês, Conjuração Baiana e Sabinada.

Geografia do Brasil

As questões podem envolver assuntos sobre: organização político-administrativa do Brasil (divisão política e regional), relevo, clima e vegetação (hidrografia e fusos horários), aspectos humanos (formação étnica, crescimento demográfico).

Assim como, aspectos econômicos (agricultura, pecuária, extrativismo vegetal e mineral, atividades industriais e transportes), questão ambiental (degradação e políticas de meio ambiente).

Geografia da Bahia: aspectos políticos, físicos, econômicos, sociais e culturais.

Atualidades

As questões podem envolver assuntos sobre: domínio de assuntos relevantes e atuais (nacionais e internacionais) divulgados pelos principais meios de comunicação.

Conhecimentos específicos (50 questões, valendo 1,4 pontos cada)

Direito Constitucional

As questões podem envolver assuntos sobre: Constituição da República Federativa do Brasil (Poder Constituinte), os princípios fundamentais, os direitos e garantias fundamentais, os direitos e deveres individuais e coletivos, da nacionalidade e dos direitos políticos, entre outros.

Direitos Humanos

As questões podem envolver assuntos sobre: precedentes históricos, Direito Humanitário, Liga das Nações e Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a declaração universal dos direitos humanos/1948, entre outros.

Direito Administrativo

As questões podem envolver assuntos sobre: administração pública (conceito e princípios), poderes administrativos, atos administrativos, conceito, atributos, requisitos, classificação.

Assim como, extinção, organização administrativa, órgãos públicos (conceito e classificação) e entidades administrativas (conceito e espécies), entre outros;

Direito Penal

As questões podem envolver assuntos sobre: da aplicação da lei penal, lei penal no tempo, no espaço, consumação e tentativa, desistência voluntária, arrependimento eficaz e posterior.

Assim como, crime impossível, causas de exclusão de ilicitude e culpabilidade, contravenção. Imputabilidade penal e crimes contra a vida (homicídio, lesão corporal e rixa), entre outros;

Igualdade Racial e de Gênero

As questões podem envolver assuntos sobre: Constituição da República Federativa do Brasil (art. 1°, 3°, 4° e 5°), Constituição do Estado da Bahia, (Cap. XXIII “Do Negro”), Lei federal n° 12.288, de 20 de julho de 2010 (Estatuto da Igualdade Racial).

Assim como, Lei federal nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989 (Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor) e Lei federal n° 9.459, de 13 de maio de 1997 (Tipificação dos crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor), entre outros.

Direito Penal Militar

As questões podem envolver assuntos sobre: dos crimes contra a autoridade ou disciplina militar (Motim. Revolta), conspiração, aliciação para motim ou revolta.

Assim como, violência contra superior ou militar de serviço, desrespeito a superior, recusa de obediência, oposição à ordem de sentinela, reunião ilícita e publicação ou crítica indevida, entre outros.


Prova discursiva da prova PM BA

A prova discursiva, realizada na segunda fase do concurso, possui o valor total de 100 pontos.

Nela são apresentados três temas aos concorrentes, que podem escolher apenas um deles para escrever um texto de, no mínimo, 20 linhas e, no máximo, 30 linhas.

Os critérios analisados serão:

  • acentuação;
  • ortografia;
  • propriedade vocabular;
  • morfossintaxe;
  • pontuação e elementos de coesão, acumulando 60 pontos.

Nos 40 pontos restantes são avaliados o desenvolvimento do tema, tipologia textual, coerência textual, seleção de argumentos e construção de argumentação.

Após saber tudo sobre os assuntos da prova, é importante entender qual foi a base de classificação de cada lugar dada pela prova PM BA, ocorrida em 2017.

Afinal a concorrência é grande, mesmo sendo 2 mil vagas é preciso analisar todas as etapas.

O resultado da prova PM BA 2017

De acordo com o edital da prova PM BA de 2017 o total de vagas para os aprovados do sexo masculino foram de 1.819, sendo as 181 vagas restantes para candidatas do sexo feminino.

  • Salvador: 500 vagas masculinas e 26 vagas femininas;
  • Juazeiro: 186 vagas masculino e 28 vagas feminino;
  • Feira de Santana: 310 vagas masculino e 36 vagas feminino;
  • Ilhéus: 230 vagas masculino e 20 vagas feminino;
  • Vitória da Conquista: 212 vagas masculino e 27 vagas feminino;
  • Barreiras: 196 vagas masculino e 20 vagas feminino;
  • Itaberaba: 185 vagas masculino e 24 vagas feminino.

Esses dados mostram que você está concorrendo com boa parte da Bahia, ou seja, é preciso que tenha preparação adequada sobre o assunto.

Assim sendo é imprescindível concentração e um plano de estudos e para ajudar todas essas etapas, nada melhor que um curso preparatório.

O curso preparatório pode ajudar você na prova PM BA, dando foco nos estudos, retirando todas as dúvidas, e garantindo acompanhamento completo de profissionais capacitados.

Logo, vamos dar mais uma dica para que você consiga a aprovação que tanto deseja, com segurança, conforto e facilidade. Você conhece o Salvador Concursos? Se não, conhecerá agora. Vamos lá!

Conheça o Salvador Concursos

O Salvador Concursos surgiu com o propósito de inovação no ensino de cursos preparatórios da capital baiana, com foco no concurso da PM BA 2019 e Exames da ordem.

O nosso diferencial está na busca de oferecer mais que um curso teórico, pois criamos um projeto de estudos para cada candidato. Além de satisfazer as necessidades do aluno, com o apoio nutricional e psicológico.

No Salvador Concursos você conta com profissionais dedicados, capacitados, especialistas nas matérias exercidas e feras em aprovação. 

Sem contar que ainda tem a vantagem de possuir turmas reduzidas, o que garante o seu atendimento personalizado.

Essas características fazem com que, mesmo sendo um curso preparatório coletivo, cada aluno tenha as suas dificuldades atendidas e solucionadas da melhor forma. 

Gostou dos benefícios e de todo o apoio que o Salvador Concursos disponibiliza para os estudantes?

Então, entre em contato no nosso site ou na parte de cursos para escolher qual se aplica melhor no seu planejamento de estudos. 

O pagamento pode ser feito de vários maneiras:

  • Pagseguro UOL
  • pelos cartões: Visa, Mastercard e Hipercard.

Para ficar por dentro dos nossos avisos e novidades, siga o nosso perfil no Instagram e curta a nossa página no Facebook.

Ainda com dúvidas? Entre em contato conosco!

Se você gostou deste conteúdo, confira outros que podem ser do seu interesse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *