Veja como se preparar para a prova do concurso PM BA 2019
Concurso PM|BA 2019

Veja como se preparar para a prova do concurso PM BA 2019

O concurso para polícia militar é um dos mais concorridos do Estado, por conta dos editais recorrentes e do número de vagas oferecidas.

O último edital, publicado em janeiro de 2018, ofertou 2 mil vagas, mas ao final foram chamados mais candidatos do que o anunciado.

Para este ano, em uma live no instagram, o governador do Estado, Rui Costa, confirmou a realização do novo concurso PM BA 2019 com vagas destinadas ao posto de soldado da polícia militar.

Ainda que não tenha sido oficialmente confirmado, é importante começar os estudos desde já! Então, use as provas anteriores para ter uma noção do que poderá cair e não perder tempo.   

Para ajudar você a conquistar o sonho de ingressar no setor público, desenvolvemos este artigo com dicas que vão te ajudar a se preparar para o exame.

Nele, contamos como são a prova escrita e a prática e se é mesmo necessário fazer um cursinho preparatório.

Boa leitura!

Como é a prova do concurso da Polícia Militar da Bahia?

O concurso público para ingressar na Polícia Militar da Bahia é feito a partir de duas etapas: a prova objetiva e o teste de aptidão física, o famoso TAF.

Tomando como base o último concurso e as avaliações de anos anteriores, a prova objetiva é composta por 80 questões de múltipla escolha sobre temas específicos e gerais, além de uma redação.

A prova de conhecimentos gerais do concurso da Polícia Militar da Bahia inclui 30 questões divididas entre os conteúdos de:

  • língua portuguesa;
  • matemática e raciocínio lógico;
  • história do Brasil;
  • geografia brasileira;
  • atualidades.

Já na prova de conhecimentos específicos, você encontrará 50 questões subdivididas entre os tópicos de:

  • noções de direito constitucional;
  • noções de direitos humanos;
  • noções de direito administrativo;
  • noções de direito penal;
  • noções de igualdade racial e de gênero;
  • noções de direito penal militar.

A prova não exige saberes complexos

O concurso PM BA 2019 exige apenas nível médio, portanto, as questões da prova de conhecimentos gerais não irão reivindicar saberes complexos.

Entretanto, não quer dizer que é possível fazer a prova sem estudar! Ainda mais que grande parte das pessoas inscritas concluiu o ensino médio há algum tempo. O que significa que temas aparentemente básicos, se não revisados, podem se tornar complicados no dia da prova.

Dessa forma, não é uma prova complicada, mas não ache que o jogo já está ganho.

Fique atento às disciplinas mais difíceis

Os temas da prova do concurso de PM BA não têm pesos diferentes, mas estar bem preparado nos assuntos em que os candidatos apresentam maiores dificuldades pode ser um grande trunfo.

É consenso entre os professores de cursinhos preparatórios que a prova de língua portuguesa e a de redação são as mais desafiadoras para os candidatos.

Portanto, estudo dobrado! A intenção é dominar essas áreas como forma de se destacar dos demais na hora da pontuação.

O que saber sobre a prova de redação

A prova de redação, em geral, exige que o candidato escreva no mínimo 20 e no máximo 30 linhas.

Além disso, também são avaliados a pertinência do que foi escrito em relação ao tema proposto, argumentos coerentes e claros para o leitor e organização dos parágrafos.

Na prova de 2017, o inscrito pôde escolher entre três temas propostos:

  • efeitos das redes sociais na realidade;
  • como inserir a cooperação nas relações sociais em um momento em que se valoriza tanto a competição?;
  • os efeitos da violência urbana nas escolhas do sujeito contemporâneo.

Em todos os temas, havia textos de apoio em que o candidato poderia se basear para fazer a dissertação.

Para a prova do concurso PM BA 2019, assim como nos outros, é possível que o tema dialogue com assuntos da atualidade pertinentes à área policial. Por isso, se mantenha bem atualizado sobre novas leis, direitos e temas polêmicos.

Para entender melhor a dinâmica da prova, clique aqui e veja a prova de 2017.

Finalizando o tópico sobre a prova escrita, é importante saber que o candidato que não atingir no mínimo 60 pontos na prova objetiva será eliminado.

Não deixe de lado a preparação para o Teste de Aptidão Física

Como mencionado anteriormente, além da prova discursiva e a de múltipla escolha, no concurso de PM BA 2019 também é necessário passar pelo TAF.

Essa prova é tão importante quanto a escrita, já que pode eliminar o candidato.

As provas do TAF do concurso da PM BA são:

  • teste em barra fixa;
  • teste de flexão abdominal;
  • teste de corrida;
  • teste de natação.

Por isso, o TAF também precisa de preparo antecipado. Se possível, conte com a consultoria de um educador físico e monte um plano de treinamento.

É importante treinar com bastante antecedência e com ajuda profissional para não realizar os exercícios de forma errada e correr o risco de lesionar algum músculo.

A prova física é realizada em um dia determinado para todos os inscritos. Isso quer dizer que aquele candidato que não puder realizar, por qualquer motivo, será desclassificado do concurso.

Já pensou ter que abrir mão da tão sonhada carreira pública na área policial por ter se lesionado na preparação para a prova? Cuidado dobrado nesse ponto!

O que lembrar no dia da prova

Não existe uma segunda oportunidade de realizar o TAF, portanto, vá até o local antes para conhecer o trajeto e reduza assim a possibilidade de se atrasar no grande dia.

Também é importante deixar o documento de identidade original e o atestado médico separados. Sem esses documentos, você não poderá realizar o exame.

Uma observação sobre o atestado: peça para que o médico escreva no documento que o candidato está habilitado para realizar os testes de aptidão física do concurso de admissão da PM/BA. O número do CRM do médico também não pode faltar.

Sem o atestado com a observação e o CRM, o certificado não será validado. E, por falar em validade, o documento deve ser emitido, no máximo, 15 dias antes da data da prova.

Em relação aos trajes de banho para a prova de natação: os homens devem vestir sunga e as mulheres, um maiô de peça única.

Saiba como se preparar para o concurso PM BA 2019

Agora que você já entendeu tudo o que envolve a prova, é importante saber como se preparar para ela, não é?

O concurso para polícia militar é um dos mais concorridos do Estado da Bahia. Ainda que tenha um grande número de vagas, o quantitativo de candidatos pode ser três vezes maior.

Então lembre-se: assim como em uma corrida, ganha quem se prepara.

Veja a seguir nossas dicas para uma boa preparação para o concurso PM BA 2019!

Dica #01: Estude antes, muito antes

Alguns candidatos deixam para estudar quando o edital é lançado; outros, quando abre o período de inscrições. Esse é o maior erro para quem está prestando concursos!

Como, em geral, a concorrência é alta, são necessários mais do que alguns meses de preparação, principalmente para quem precisa conciliar os estudos com o trabalho.

Comece a estudar um ano ou um ano e meio antes. Dessa forma, poderá compreender o conteúdo completo e ainda revisá-lo. Pode parecer muito, mas no momento da prova você agradecerá por se sentir tão preparado.

Dica #02: Faça um cronograma de estudos personalizado

Com tanto assunto, é importante estudar todos na mesma proporção e isso só pode ser feito com um bom cronograma de estudos.

Você sabe bem quais suas maiores dificuldades, portanto não queira usar o cronograma de estudos do seu amigo ou de um conhecido.

Se você não entende nada de processo civil, dedique mais tempo do dia para isso.

E, o mais importante, siga o cronograma! De nada adianta separar horas por dia para cada matéria e no final não cumprir. O processo é árduo, mas com certeza compensará no final.

Dica #03: Foque na redação

A redação é uma das partes mais difíceis em qualquer concurso público. É preciso ter domínio do idioma, deixar suas ideias claras para quem irá lê-lo e saber argumentar. Por isso é importante focar nessa parte!

Faça uma redação por semana e, se possível, solicite que algum profissional a corrija. Assim, você se acostumará com a estrutura e, no dia, não demorará tanto para escrever.

Além das técnicas de redação, não se esqueça de ficar atento/a ao que acontece no mundo. Estar ciente das atualidades dará base para a escrita coerente e o desenvolvimento de bons argumentos.

Dica #04: Resolva provas anteriores

Apenas ler não é estudar. Lembra-se quando falamos do cronograma de estudos? Separe também um tempo para a resolução de questões das provas anteriores. Assim você conhecerá melhor a dinâmica da prova e ainda testará seus conhecimentos.

O melhor é que não é preciso um ambiente fechado para isso. Caso você esteja conciliando trabalho com estudos, aproveite o tempo no ônibus, na fila, ou onde for possível, para resolver questões!

Dica #05: Mantenha a mente arejada

Muitas pessoas que estão estudando para as provas do concurso PM BA 2019 entram em uma rotina de estudos e esquecem dos momentos de lazer.

É comum pensar que cada segundo sem estudar é tempo perdido, no entanto, arejar a cabeça com outros temas é extremamente importante.

O lazer é que vai aliviar a pressão que um concurso traz, além de até mesmo deixar os estudos mais produtivos!

Mas é preciso ser responsável: saiba exatamente quais são os horários de lazer e os de estudo.

Será que cursinho preparatório é para mim?

Devido ao alto volume de conteúdo e da grande concorrência, muitas pessoas, quando decidem tentar uma vaga em concursos públicos, pensam se o melhor caminho é estudar sozinhas ou tentar um cursinho preparatório.

Um cursinho preparatório pode ser, sim, um grande diferencial em relação aos concorrentes, e a atitude certa caso você queira estar preparado para o concurso PM BA 2019.

É lá onde você terá contato com professores que já conhecem a prova e darão as dicas necessárias para fazê-la da melhor forma. Além disso, é possível tirar dúvidas com quem entende do assunto.

Além de professores, os cursinhos preparatórios oferecem material especializado de estudo e simulados, ajudando o aluno a tirar o melhor proveito das horas de estudo.

Gostou do nosso artigo? Com essas dicas, temos certeza que você estará no caminho certo para alcançar o sonho de ser aprovado em um concurso público.

Boa sorte!

Conheça a Salvador Concursos

O Salvador Concursos surgiu da vontade de inovar o ensino de cursos preparatórios na capital baiana, com foco no concurso da PM/BA e Exames da OAB.

Mais do que um simples curso, é um projeto que conta com uma metodologia completa e atual, turmas reduzidas e professores com grande expertise na área de ensino de concursos.

O nosso diferencial está na busca por satisfazer as necessidades do aluno, oferecendo, além das aulas teóricas, apoio nutricional e psicológico.Para mais ficar sempre por dentro dos nosso avisos e novidades, siga o nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook. Para mais dúvidas, entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *