Conheça as principais técnicas de estudo para concurso
Uncategorized

Conheça as principais técnicas de estudo para concurso

Cada pessoa possui as próprias técnicas de estudo para concurso para absorver os assuntos necessários e conquistar a desejada aprovação.

Contudo, a maioria das pessoas não consegue encontrar o meio ideal para começar a se preparar para o concurso público e sequer sabe que podem existir diferentes alternativas para ajudar nesse processo.

Você não sabe se está estudando corretamente? É preciso prestar atenção no método, para que não crie insegurança, desconcentração e mau aproveitamento das matérias.

Até porque com a técnica certa você conseguirá alcançar um dos pilares cruciais que é ser organizado, manter o foco e ter confiança. Diante disso, separamos as principais técnicas de estudo para concurso que podem ajudar você nesse processo.

As 5 principais técnicas de estudo para concurso

Quem está em busca da aprovação sabe que é preciso força de vontade e muita dedicação, mas nem sempre a quantidade de tempo estudado significa que houve aproveitamento de 100% das horas.

Por conta disso, existem diferentes técnicas de estudo para concurso que visam otimizar o tempo de estudo a fim de obter mais concentração e absorção do conteúdo.

Então, vamos descobrir qual o melhor método para a sua rotina de estudos?

Método 01# Ciclo de estudos

O ciclo de estudos representa a alternância de matérias em determinado período. Por exemplo, em um mês você irá estudar uma parte de cada matéria, adequando o grau de dificuldade com a quantidade de horas.

A questão do ciclo de estudos é criar um rodízio nos assuntos, fazendo com que todo dia seja estudado um conteúdo diferente. Dessa forma, o seu cérebro não ficará sobrecarregado em apenas uma coisa. Esse método pode ajudar de outras formas, como:

  • criar uma rotina de estudos;
  • avaliar o grau de dificuldade de cada matéria;
  • administrar o seu tempo em relação a outros compromissos;
  • fazer com que você aprenda todas as disciplinas, sem esquecer de nenhum assunto.

Agora está na hora de você conseguir criar o seu próprio ciclo de estudos. Confira abaixo o passo a passo de como fazer:

01# Defina o periodo do seu ciclo

O primeiro passo é escolher quando será o início e fim do ciclo, sempre optando por um período mediano. Nossa dica é de um mês no máximo, para que você consiga se acostumar sem ficar exausto

02# Identifique a dificuldade de cada disciplina

Faça uma escala de grau de dificuldade e do tempo que demora para estudar cada matéria. Lembre-se que é importante colocar as horas líquidas (tempo que passa efetivamente estudando), desconsiderando os momentos que você vai ao banheiro ou atende uma ligação, por exemplo.

03# Crie uma tabela para se organizar 

Organize as semanas, escolha as matérias e mescle os assuntos, considerando que esse método é de 1 hora até 3 horas por disciplina. Por exemplo, coloque 2 horas de estudo de matemática na segunda-feira, 3 horas para estudar português na terça e assim por diante.

Após determinar todos esses pontos, está na hora de fazer a tabela ou planilha, de forma que você consiga visualizar sua semana por completo. Isso vai ajudar a manter sua rotina. Por isso, coloque o horário, a matéria, o assunto e o dia, deixando seu ciclo de estudos pronto e organizado.

Não se esqueça de revisar tudo para não deixar nenhuma matéria de lado!


Método 02# Técnica Pomodoro

A técnica Pomodoro foi criada por Francesco Cirillo em 1980. Em italiano, o significado do nome é em homenagem ao cronômetro em formato da fruta usada para marcar o tempo de preparo dos alimentos. 

O método consiste em um gerenciamento de tempo, no qual o aluno ficará 25 minutos se concentrando arduamente nos estudos. Quando terminar esse período, ele poderá ter de 5 a 10 minutos de descanso e assim por diante.

A técnica é baseada na ideia de que pausas frequentes aumentam a agilidade mental, além de outros benefícios como:

  • concentração total no assunto;
  • absorção melhor do conteúdo;
  • diminuir a ansiedade;
  • reduzir as interrupções;
  • estipular quanto tempo você demora em cada atividade;
  • melhorar a produtividade.

Mas, como colocar em prática essa técnica? Vamos apresentar o passo a passo para você entender melhor:

  1. escolha a lista de atividades e estudos a ser executada;
  2. ajuste o cronômetro para o tempo desejado (25 minutos é o mais comum);
  3. trabalhe sem distrações durante 25 minutos até que o alarme toque;
  4. quando o alarme tocar, marque um “X” na lista de tarefas;
  5. descanse por 5 minutos até a próxima atividade;
  6. se o aluno conseguir efetuar 4 atividades, acrescente mais 10 ou 20 minutos na pausa;
  7. assim que terminar todas as atividades, faça uma pausa longa e enumere as novas que serão efetuadas e assim por diante.

A ideia central é que, após entender o método, você consiga otimizar o seu tempo e aproveitá-lo da melhor forma.

Método 03# Mapa Mental

O mapa mental ou mapa da mente foi criado em 1970 pelo psicólogo Tony Buzan e é um método para aprimorar a aprendizagem, a organização e, principalmente, a memorização de um conteúdo específico.

O mapa funciona como um diagrama que representa vários termos e conceitos de uma ideia principal, ajudando o cérebro a guardar melhor as informações, além de trazer outras vantagens para o estudo como:

  • mais concentração;
  • são fáceis de fazer;
  • melhor compreensão dos assuntos;
  • reduz o estresse e a ansiedade;
  • aumenta a produtividade.

Se ainda não entendeu como funciona o método pomodoro, vamos dar um exemplo que pode sanar suas dúvidas:

O primeiro passo é escolher se você prefere fazer manualmente ou digitalmente. Se o caso for manualmente, basta um papel em branco e canetas coloridas. Para o digital, por sua vez, existem alguns meios como:

  • Coggle.it: é uma plataforma online gratuita, simples de utilizar, que permite o compartilhamento, a possibilidade demais de uma pessoa mexer, download para impressão e, o melhor, integração com o Google Drive;
  • Mind Note: é um dos aplicativos mais usados para fazer mapa mental, considerado fácil e prático de manusear, porém este é disponível apenas para MAC OS, ipad e iphone;
  • XMind: é um software que tem uma aparência mais sofisticada e profissional do que os demais, possui muito mais opções de formatação, símbolos e templates.

Após escolher qual forma mais lhe agrada, o segundo passo é estipular o tema principal. A partir disso, puxe as setas, sendo cada uma delas um subtópico do tema central, que também será ramificado ao acrescentar novos termos.  

(Banco de imagens – Shutterstock)

Os dois exemplos acima mostram mapas mentais simples, sendo o primeiro manual e o segundo digital.

Método 04# Técnicas de fichamento

O fichamento é o resumo feito em fichas de um determinado assunto, livro, artigo, revista e matéria jornalística. Essa técnica é muito utilizada para pesquisa, apresentações e compreensão da ideia principal do conteúdo.

Esse método pode ser um grande aliado para quem está estudando para concurso, pois ao ser feito de forma organizada, facilita o acesso à informação, além de outras vantagens como:

  • otimização de tempo;
  • facilidade de comparar os pensamentos de outros autores sobre o mesmo assunto;
  • praticidade para revisar o conteúdo;
  • ajuda na memorização;
  • facilita a compreensão das matérias.

Depois de saber as vantagens do método de fichamento, o próximo passo é escolher qual a melhor forma para os seus estudos.

Fichamento de citação

Consiste em juntar todas as citações relevantes escritas no texto, anotando a parte do capítulo e da página em que está a citação. Esse método exige que você leia o texto mais de uma vez para destacar a parte mais importante.

O fichamento de citações pode ser feito facilmente no caderno ou em uma planilha, colocando a referência da frase, o título e ao lado a citação.

Fichamento de conteúdo

No fichamento de conteúdo, o destaque é para as impressões que obteve do texto, como argumentos, ideias, justificativa e exemplos, entre outros. Esse método busca resumir com mais detalhes o assunto do texto.

Uma dica para tornar a técnica mais organizada é escrever em tópicos, representando cada ponto um pensamento.

Fichamento de bibliográfico

A mais prática de todas traz uma descrição em tópicos, dividido em partes de textos acompanhadas de citações completas, com título, edição, local de publicação, editora, número da página e ano de publicação.

Ou seja, essa é uma das técnicas de estudo para concurso em que você conseguirá visualizar bem o pensamento do escritor, além do que você pensa sobre o assunto.

Método 05# Testes práticos

Um estudo, feito pela revista científica Science, mostrou que responder a testes durante o momento de estudo é uma técnica que ajuda a proteger a memória contra os efeitos de estresse e ansiedade.

Sendo assim, responder exercícios relacionados ao concurso que está estudando ajuda a:

  • memorizar o assunto;
  • compreender o conteúdo, até porque você estará respondendo as questões do que acabou de estudar;
  • prepara-se para a prova;
  • diminuir o estresse;
  • controlar o tempo que você passa fazendo uma questão.

Além disso, fazer exercícios sobre o assunto ajuda você a descobrir se está errando em algo para poder estudar mais. 

Portanto, sempre ao terminar uma quantidade de matérias, descanse um pouco, coloque o cronômetro ao seu lado e comece a fazer questões. Depois corrija as que errou e destaque as que sente mais dificuldade.

Caso esteja estudando para um concurso da PM, por exemplo, você pode conferir a prova de 2017 clicando aqui.

Agora que você aprendeu todas as técnicas de estudo para concurso, vamos para uma dica muito importante e que pode ajudar você nesse processo de estudo.

Prepare-se para qualquer concurso público com o Salvador Concursos

Um dos principais meios para lhe ajudar a encontrar as técnicas de estudo para concurso é procurar por um curso preparatório que seja seguro, organizado e responsável pelo melhor aproveitamento dos seus estudos.

Recomendamos o Salvador Concursos. O curso preparatório que oferece um espaço totalmente dedicado para você garantir o sucesso nos seus objetivos e, finalmente, conquistar a sua aprovação.

O Salvador Concursos surgiu da vontade de inovar o ensino de cursos preparatórios na capital baiana, com foco no concurso da PM/BA e Exames da OAB.

Mais que um simples curso, esse é um projeto que conta com metodologia completa e atual. As turmas são reduzidas e a instituição dispõe de professores com vasta expertise na área de ensino para concursos.

O nosso diferencial está na busca por satisfazer as necessidades dos alunos, oferecendo, além das aulas teóricas, apoio nutricional e psicológico.

Para ficar por dentro de nossos avisos e novidades, siga o nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook. Para mais dúvidas, entre em contato!

Se você gostou deste conteúdo, confira outros que podem ser do seu interesse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *