Cada pessoa possui as próprias técnicas de estudo para concurso para absorver os assuntos necessários e conquistar a desejada aprovação.
Contudo, a maioria das pessoas não consegue encontrar o meio ideal para começar a se preparar para o concurso público e sequer sabe que podem existir diferentes alternativas para ajudar nesse processo.
Você não sabe se está estudando corretamente? É preciso prestar atenção no método, para que não crie insegurança, desconcentração e mau aproveitamento das matérias.
Até porque com a técnica certa você conseguirá alcançar um dos pilares cruciais que é ser organizado, manter o foco e ter confiança. Diante disso, separamos as principais técnicas de estudo para concurso que podem ajudar você nesse processo.
As 5 principais técnicas de estudo para concurso
Quem está em busca da aprovação sabe que é preciso força de vontade e muita dedicação, mas nem sempre a quantidade de tempo estudado significa que houve aproveitamento de 100% das horas.
Por conta disso, existem diferentes técnicas de estudo para concurso que visam otimizar o tempo de estudo a fim de obter mais concentração e absorção do conteúdo.
Então, vamos descobrir qual o melhor método para a sua rotina de estudos?
Método 01# Ciclo de estudos
O ciclo de estudos representa a alternância de matérias em determinado período. Por exemplo, em um mês você irá estudar uma parte de cada matéria, adequando o grau de dificuldade com a quantidade de horas.
A questão do ciclo de estudos é criar um rodízio nos assuntos, fazendo com que todo dia seja estudado um conteúdo diferente. Dessa forma, o seu cérebro não ficará sobrecarregado em apenas uma coisa. Esse método pode ajudar de outras formas, como:
- criar uma rotina de estudos;
- avaliar o grau de dificuldade de cada matéria;
- administrar o seu tempo em relação a outros compromissos;
- fazer com que você aprenda todas as disciplinas, sem esquecer de nenhum assunto.
Agora está na hora de você conseguir criar o seu próprio ciclo de estudos. Confira abaixo o passo a passo de como fazer:
01# Defina o periodo do seu ciclo
O primeiro passo é escolher quando será o início e fim do ciclo, sempre optando por um período mediano. Nossa dica é de um mês no máximo, para que você consiga se acostumar sem ficar exausto
02# Identifique a dificuldade de cada disciplina
Faça uma escala de grau de dificuldade e do tempo que demora para estudar cada matéria. Lembre-se que é importante colocar as horas líquidas (tempo que passa efetivamente estudando), desconsiderando os momentos que você vai ao banheiro ou atende uma ligação, por exemplo.
03# Crie uma tabela para se organizar
Organize as semanas, escolha as matérias e mescle os assuntos, considerando que esse método é de 1 hora até 3 horas por disciplina. Por exemplo, coloque 2 horas de estudo de matemática na segunda-feira, 3 horas para estudar português na terça e assim por diante.
Após determinar todos esses pontos, está na hora de fazer a tabela ou planilha, de forma que você consiga visualizar sua semana por completo. Isso vai ajudar a manter sua rotina. Por isso, coloque o horário, a matéria, o assunto e o dia, deixando seu ciclo de estudos pronto e organizado.
Não se esqueça de revisar tudo para não deixar nenhuma matéria de lado!
Método 02# Técnica Pomodoro
A técnica Pomodoro foi criada por Francesco Cirillo em 1980. Em italiano, o significado do nome é em homenagem ao cronômetro em formato da fruta usada para marcar o tempo de preparo dos alimentos.
O método consiste em um gerenciamento de tempo, no qual o aluno ficará 25 minutos se concentrando arduamente nos estudos. Quando terminar esse período, ele poderá ter de 5 a 10 minutos de descanso e assim por diante.
A técnica é baseada na ideia de que pausas frequentes aumentam a agilidade mental, além de outros benefícios como:
- concentração total no assunto;
- absorção melhor do conteúdo;
- diminuir a ansiedade;
- reduzir as interrupções;
- estipular quanto tempo você demora em cada atividade;
- melhorar a produtividade.
Mas, como colocar em prática essa técnica? Vamos apresentar o passo a passo para você entender melhor:
- escolha a lista de atividades e estudos a ser executada;
- ajuste o cronômetro para o tempo desejado (25 minutos é o mais comum);
- trabalhe sem distrações durante 25 minutos até que o alarme toque;
- quando o alarme tocar, marque um “X” na lista de tarefas;
- descanse por 5 minutos até a próxima atividade;
- se o aluno conseguir efetuar 4 atividades, acrescente mais 10 ou 20 minutos na pausa;
- assim que terminar todas as atividades, faça uma pausa longa e enumere as novas que serão efetuadas e assim por diante.
A ideia central é que, após entender o método, você consiga otimizar o seu tempo e aproveitá-lo da melhor forma.
Método 03# Mapa Mental
O mapa mental ou mapa da mente foi criado em 1970 pelo psicólogo Tony Buzan e é um método para aprimorar a aprendizagem, a organização e, principalmente, a memorização de um conteúdo específico.
O mapa funciona como um diagrama que representa vários termos e conceitos de uma ideia principal, ajudando o cérebro a guardar melhor as informações, além de trazer outras vantagens para o estudo como:
- mais concentração;
- são fáceis de fazer;
- melhor compreensão dos assuntos;
- reduz o estresse e a ansiedade;
- aumenta a produtividade.
Se ainda não entendeu como funciona o método pomodoro, vamos dar um exemplo que pode sanar suas dúvidas:
O primeiro passo é escolher se você prefere fazer manualmente ou digitalmente. Se o caso for manualmente, basta um papel em branco e canetas coloridas. Para o digital, por sua vez, existem alguns meios como:
- Coggle.it: é uma plataforma online gratuita, simples de utilizar, que permite o compartilhamento, a possibilidade demais de uma pessoa mexer, download para impressão e, o melhor, integração com o Google Drive;
- Mind Note: é um dos aplicativos mais usados para fazer mapa mental, considerado fácil e prático de manusear, porém este é disponível apenas para MAC OS, ipad e iphone;
- XMind: é um software que tem uma aparência mais sofisticada e profissional do que os demais, possui muito mais opções de formatação, símbolos e templates.
Após escolher qual forma mais lhe agrada, o segundo passo é estipular o tema principal. A partir disso, puxe as setas, sendo cada uma delas um subtópico do tema central, que também será ramificado ao acrescentar novos termos.
(Banco de imagens – Shutterstock)
Os dois exemplos acima mostram mapas mentais simples, sendo o primeiro manual e o segundo digital.
Método 04# Técnicas de fichamento
O fichamento é o resumo feito em fichas de um determinado assunto, livro, artigo, revista e matéria jornalística. Essa técnica é muito utilizada para pesquisa, apresentações e compreensão da ideia principal do conteúdo.
Esse método pode ser um grande aliado para quem está estudando para concurso, pois ao ser feito de forma organizada, facilita o acesso à informação, além de outras vantagens como:
- otimização de tempo;
- facilidade de comparar os pensamentos de outros autores sobre o mesmo assunto;
- praticidade para revisar o conteúdo;
- ajuda na memorização;
- facilita a compreensão das matérias.
Depois de saber as vantagens do método de fichamento, o próximo passo é escolher qual a melhor forma para os seus estudos.
Fichamento de citação
Consiste em juntar todas as citações relevantes escritas no texto, anotando a parte do capítulo e da página em que está a citação. Esse método exige que você leia o texto mais de uma vez para destacar a parte mais importante.
O fichamento de citações pode ser feito facilmente no caderno ou em uma planilha, colocando a referência da frase, o título e ao lado a citação.
Fichamento de conteúdo
No fichamento de conteúdo, o destaque é para as impressões que obteve do texto, como argumentos, ideias, justificativa e exemplos, entre outros. Esse método busca resumir com mais detalhes o assunto do texto.
Uma dica para tornar a técnica mais organizada é escrever em tópicos, representando cada ponto um pensamento.
Fichamento de bibliográfico
A mais prática de todas traz uma descrição em tópicos, dividido em partes de textos acompanhadas de citações completas, com título, edição, local de publicação, editora, número da página e ano de publicação.
Ou seja, essa é uma das técnicas de estudo para concurso em que você conseguirá visualizar bem o pensamento do escritor, além do que você pensa sobre o assunto.
Método 05# Testes práticos
Um estudo, feito pela revista científica Science, mostrou que responder a testes durante o momento de estudo é uma técnica que ajuda a proteger a memória contra os efeitos de estresse e ansiedade.
Sendo assim, responder exercícios relacionados ao concurso que está estudando ajuda a:
- memorizar o assunto;
- compreender o conteúdo, até porque você estará respondendo as questões do que acabou de estudar;
- prepara-se para a prova;
- diminuir o estresse;
- controlar o tempo que você passa fazendo uma questão.
Além disso, fazer exercícios sobre o assunto ajuda você a descobrir se está errando em algo para poder estudar mais.
Portanto, sempre ao terminar uma quantidade de matérias, descanse um pouco, coloque o cronômetro ao seu lado e comece a fazer questões. Depois corrija as que errou e destaque as que sente mais dificuldade.
Caso esteja estudando para um concurso da PM, por exemplo, você pode conferir a prova de 2017 clicando aqui.
Agora que você aprendeu todas as técnicas de estudo para concurso, vamos para uma dica muito importante e que pode ajudar você nesse processo de estudo.
Prepare-se para qualquer concurso público com o Salvador Concursos
Um dos principais meios para lhe ajudar a encontrar as técnicas de estudo para concurso é procurar por um curso preparatório que seja seguro, organizado e responsável pelo melhor aproveitamento dos seus estudos.
Recomendamos o Salvador Concursos. O curso preparatório que oferece um espaço totalmente dedicado para você garantir o sucesso nos seus objetivos e, finalmente, conquistar a sua aprovação.
O Salvador Concursos surgiu da vontade de inovar o ensino de cursos preparatórios na capital baiana, com foco no concurso da PM/BA e Exames da OAB.
Mais que um simples curso, esse é um projeto que conta com metodologia completa e atual. As turmas são reduzidas e a instituição dispõe de professores com vasta expertise na área de ensino para concursos.
O nosso diferencial está na busca por satisfazer as necessidades dos alunos, oferecendo, além das aulas teóricas, apoio nutricional e psicológico.
Para ficar por dentro de nossos avisos e novidades, siga o nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook. Para mais dúvidas, entre em contato!
Se você gostou deste conteúdo, confira outros que podem ser do seu interesse: