Estudar com foco em resultados futuros, como um concurso público ou a certificação profissional não é nada fácil, sintomas como tensão e nervosismo influenciam diretamente na aprendizagem.
Dessa forma, o(a) aluno(a) precisará se esforçar para alcançar o que tanto deseja, como passar na prova da OAB primeira fase, por exemplo.
Portanto, é sempre bom estar ciente do que irá enfrentar no dia da avaliação, por exemplo: o número de questões, o tempo de realização da prova e, principalmente, a divisão das perguntas com os temas abordados.
Pensando nisso, separamos dicas de como fazer a prova, o que encontrará no exame. Tudo para ajudar você a encarar a primeira fase da OAB. Vamos conferir?
O que você encontrará na OAB primeira fase?
O exame da ordem é aplicado três vezes ao ano e é composto por 80 questões de múltipla escolha, valendo 1,0 ponto cada e subdividida em 17 temas. São eles:
- Ética (8 questões);
- Filosofia (2 questões);
- Direito Constitucional (7 questões);
- Direitos Humanos (2 questões);
- Direito Internacional (2 questões);
- Direito Tributário (5 questões);
- Direito Administrativo (6 questões);
- Direito Ambiental (2 questões);
- Direito Civil (7 questões);
- Estatuto da Criança e Adolescente (2 questões);
- Código de Defesa do Consumidor (2 questões);
- Direito Empresarial (5 questões);
- Processo Civil (7 questões);
- Direito Penal (6 questões);
- Processo Penal (6 questões);
- Processo Trabalho (7 questões);
- Direito do Trabalho (4 questões).
A avaliação dispõe de cinco horas de duração e é proibida a consulta de qualquer material.
Deve- se apenas responder a pergunta que é feita marcando uma das quatro alternativas (A/B/C/D/E), de acordo com a demanda do enunciado.
Lembrando que é necessário acertar 50% da prova, ou seja, 40 questões para passar para a segunda fase da OAB.
Lembrando que o número de questões de cada disciplina pode mudar de acordo com o edital vigente. Vale destacar que a correção é feita pela folha de respostas e não pelo caderno de prova.
Portanto, reserve 30 minutos do tempo de exame para preencher o gabarito e prestar atenção para não marcar a alternativa incorreta ou pular e deixar alguma em branco.
Quais são as disciplinas que fazem parte da prova da OAB?
De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), banca organizadora do exame, apenas 40% dos candidatos passam de primeira na prova da primeira fase da OAB.
Então é preciso estar preparado para estar dentro dessa porcentagem e conseguir ser aprovado de primeira, pois segundo a FGV a maioria dos candidatos fazem a prova três vezes até conseguir passar.
Abaixo separamos as 5 principais matérias que segundo a FGV atingem o melhor aproveitamento e comparamos em relação ao número de questões – não seguindo a ordem posta pela fundação.
Ética e Estatuto da OAB (porcentagem de aprovação: 65%)
A disciplina de Código e Ética da OAB é mais cobrada na primeira fase, são 8 questões que ao acertar o estudante consegue adquirir 20% da prova.
Essa matéria envolve memorização e possui uma vantagem por ser menos complexa em comparação às demais.
O candidato pode começar seus estudos a partir das seguintes normas: Regulamento Geral, Código de Ética e Estatuto da OAB. Lendo atentamente cada parte para conseguir fixar bem o assunto.
Além disso, confira abaixo mais assuntos que caem na prova:
- obrigações e deveres dos advogados;
- infrações e sanções disciplinares;
- incompatibilidades e impedimentos;
- atividades típicas do advogado.
Como a prova trata de aspectos literais da lei, uma dica é focar os estudos na lei seca e resolver questões que envolvam esse tema para fixar na mente.
Direito Constitucional (porcentagem de aprovação: 42%)
Direito Constitucional é considerada uma das matérias mais importantes do curso de direito e requer um maior aprofundamento.
A disciplina conta com 7 questões e para se sair bem na prova é preciso focar e priorizar os assuntos abaixo. São eles:
Controle de constitucionalidade
Esse é o assunto mais cobrado dentro de Direito Constitucional, sendo 15% da prova e o aluno precisa está por dentro de controle difuso ou concreto, concentrado ou abstrato da constitucionalidade das normas infraconstitucionais.
Organização do Estado
Estudo sobre a estrutura federativa do Estado brasileiro, as entidades como, União, Estados, Territórios, Municípios e Distrito Federal e a repartição de competências e entes federativos.
Processo Legislativo
Estudo da decorrência de atos realizados para a produção das leis em geral, ou seja as emendas à Constituição Federal, leis complementares e ordinárias, resoluções e decretos legislativos.
O candidato deve ter atenção também nas normas previstas no art. 59 do texto constitucional, emendas constitucionais, medida provisória, lei delegada, lei orçamentária, decreto legislativo e resolução.
Ações Constitucionais
Também conhecida como remédios constitucionais, é o estudo das medidas com finalidade de tornar mais efetivo o exercício dos direitos, previstos na Constituição Federal.
Esse assunto é bastante cobrado na prova da OAB primeira fase e o candidato deve saber a finalidade, legitimidade ativa e passiva, além de rito processual e espécie dos: habeas data; habeas corpus; mandado de segurança e de injunção; ação popular.
Direito Civil (porcentagem de aprovação: 44%)
São 7 questões sobre Direito Civil na prova, sendo uma matéria extensa e por ser a base do direito privado, ela pode aparecer também no Direito do Consumidor, Direito Empresarial, Direito Ambiental, entre outros.
Por ser uma disciplina longa o aluno deve estudar com calma para entender minúcias e priorizar os assuntos que caem com frequência, como:
- direitos das obrigações;
- direitos reais;
- sucessões;
- execução;
- capacidade das partes;
- procedimento ordinário.
É extremamente importante que você organize o seu tempo e a ordem das matérias, para que cada uma seja estudada com atenção e não corra o risco de se perder em meio a tanto conteúdo.
Direito Administrativo (porcentagem de aprovação: 47%)
A matéria possui 6 questões e se todas forem corretamente marcadas, o candidato consegue garantir 10% da prova.
O Direito Administrativo prioriza as funções e atividades administrativas do Estado, ou seja, discursa acerca da legislação brasileira, dos órgãos e agentes constituintes na prestação de serviço público.
Segue abaixo os principais assuntos para pauta de estudo:
- agentes Públicos;
- licitações;
- intervenção do Estado na Propriedade Privada;
- serviços públicos.
Lembrando que para o estudo dessa disciplina é importante conhecer as seguintes leis:
- Lei nº 8.112/90: Lei dos Servidores Públicos Federais;
- Lei nº 8.666/93: Lei Geral de Licitações;
- Lei nº 8.987/95: Lei sobre os regimes de concessão e permissão da prestação de serviços públicos;
- Lei nº 11.079/04: Lei para Parcerias Público-Privadas.
Direito Penal (porcentagem de aprovação: 38%)
O Direito Penal ou Direito Criminal é a matéria que determina o exercício do poder punitivo do Estado a quem o infringe, ou seja, funciona com o objetivo de manter o equilíbrio, a ordem e a paz social.
Para essa disciplina o estudante deverá seguir os seguintes temas: teoria do erro, tipicidade e o processo de evolução do crime, mas, principalmente, os assuntos abaixo:
Crimes em Espécies
São as condutas previstos no Código Penal brasileiro e pode haver uma variação de acordo com o crime cometido, podendo ser pagamento de multa ou restrição de liberdade. Os mais cobrados são: crimes contra a vida, crimes contra o patrimônio e crimes contra a administração pública.
Teoria Penal
Se trata do conceito de tipos de sanção penal e a finalidade da pena. Sendo o segundo assunto mais cobrado no exame na parte de Direito Penal.
Para conseguir absorver todas as informações, separamos 5 dicas para garantir a preparação necessária para a prova e assim alcançar a nota desejada na primeira fase da OAB. Portanto, continue a leitura!
5 dicas para se preparar corretamente para a OAB primeira fase
Para estudar para o exame organize todos os assuntos e divida as matérias por grau de dificuldade. Em seguida, escolha as que possuem bom entendimento, a fim de revisá-las.
Cada pessoa possui um método especifico para aprender, mas aqui vão algumas dicas para quem deseja planejar os estudos para fazer a OAB primeira fase e ainda não sabe por onde começar:
Dica 01# Concentração
A principal dica para começar a se preparar para a prova da OAB é se concentrar nos estudos e para isso, deverá deixar de lado tudo que pode lhe distrair, por exemplo, o celular.
Você precisa ter em mente que se trata de uma prova muito importante, por isso tudo que tire seu foco pode influenciar para que não preste atenção nos estudos e acabe não aprendendo o que está sendo lido.
Dica 02# Cronogramas de estudos
Para conseguir se organizar nada melhor do que um cronograma de estudos, como dito antes o melhor a se fazer é dividir as matérias em assuntos.
Por exemplo: pela manhã estudar Direito Penal, descanse um pouco, depois à tarde leia sobre Processo Penal e assim por diante.
Lembre-se sempre de comer nos horários adequados e de tirar um tempo para relaxar a mente.
Dica 03# Conheça a estrutura da prova
Além de estudar para se sentir completamente preparado para OAB primeira fase é preciso saber como é a estrutura e todas as regras que envolvem o exame.
Dessa forma, nada passará despercebido, evitando a possibilidade de gerar penalidades na sua nota.
Dica 04# Responda a simulados
Treinar o seu desempenho para fazer o exame é muito importante, assim sendo responda questões dos anos anteriores. Eles ajudam a entender a linguagem da avaliação e a intensidade com que é cobrada.
Se já estudou e gostaria de saber se está preparado para OAB primeira fase, sós desenvolvemos um simulado baseado nas questões das últimas 5 provas da OAB.
Confira nesse link: Simulado Primeira Fase OAB – Salvador Concursos.
Dica 05# Garanta sua aprovação com um curso preparatório
Mesmo que você se considere um estudante preparado, não se deixe enganar, pois é sempre bom estar pronto para enfrentar o exame. Dessa forma, recomendamos que faça um curso preparatório.
Essa é sem dúvidas a dica mais importante, pois ninguém gostaria de atrasar todo o seu plano de carreira.
Portanto escolher um bom curso preparatório é o primeiro passo para alcançar a pontuação e passar na OAB primeira fase.
Conheça o Salvador Concursos
O Salvador Concursos surgiu da vontade de inovar no ensino de cursos preparatórios na capital baiana, com foco no concurso da PM/BA e Exames da OAB.
Mais do que um simples curso, é um projeto que conta com uma metodologia completa e atual, turmas reduzidas e professores com grande expertise na área de ensino de concursos.
O nosso diferencial está na busca por satisfazer as necessidades do aluno, oferecendo, além das aulas teóricas, apoio nutricional e psicológico.
Para mais ficar sempre por dentro dos nosso avisos e novidades, siga o nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook. Para mais dúvidas, entre em contato conosco!
Se você gostou desse conteúdo confira outros que podem ser do seu interesse: